Câmara Municipal de Valinhos aprova projeto para beneficiar doadores de sangue

0
768

O objetivo do projeto é incentivar a doação e aumentar os estoques de sangue no município, mas ainda depende da sanção do prefeito.

A Câmara Municipal de Valinhos aprovou, na sessão de terça-feira (30/8), projeto de lei que amplia os benefícios para os doadores de sangue em Valinhos. Caso seja sancionado pelo prefeito, os doadores terão direito à gratuidade no transporte público no dia da doação, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos municipais e atendimento preferencial em todos os estabelecimentos privados e repartições públicas. O objetivo do projeto é incentivar a doação e aumentar os estoques de sangue no município.

Para ter direito à gratuidade no transporte, o doador deverá apresentar documento contendo nome, entidade responsável pela coleta, data da doação e RG, para que seja feita recarga no bilhete do passageiro, correspondente ao percurso de ida e volta para o local de coleta. Já para a isenção nas taxas de inscrição de concursos públicos, será necessário realizar, no mínimo, duas doações nos últimos 12 meses, antes do encerramento das inscrições.

Hoje, em Valinhos, apenas o Rotary Club, localizado na Vila Santana, promove campanha mensal de doação de sangue, que é coletado pelo Hemocentro da Unicamp. A próxima campanha será realizada no dia 20 de setembro. O Rotary Club fica na Rua Doze de Outubro, 635.