Carreta da mamografia ‘Mulheres do Peito’ chega em hoje em Valinhos.

0
931

Valinhos receberá a carreta da mamografia do projeto ‘Mulheres de Peito’ da Secretaria Estadual da Saúde no período de 13/12 a 14/01, de segunda a sábado, no Centro de Artes Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa ao lado da rodoviária . Em virtude das comemorações ao Natal e Ano Novo, não haverá atendimento nos dias 23, 24, 30 e 31/12.

A unidade móvel oferecerá exames gratuitos para mulheres a partir de 35 anos de idade. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h.

A ação é em parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde, Rita Longo, lembra que o câncer de mama é a principal causa de mortalidade por tumor entre as mulheres brasileiras. “O município não tem demanda reprimida de exames de mamografia, mas o projeto é muito bem-vindo, pois facilitará o acesso ao exame, com atendimento aos sábados”, destacou a secretária.

Para a realização da mamografia, as mulheres precisarão fazer agendamento no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV) no setor do Raio-X e apresentar a Carteira de Identidade e o Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos terão ainda que ter pedido médico ou de enfermeira, que deverá ser solicitado na Unidade Básica de Saúde de referência.

 Sobre o programa – O ‘Mulheres do Peito’ possui quatro carretas móveis para realização dos exames de mamografia, que percorrem todo o Estado, e contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Segundo a Secretaria da Saúde, as pacientes com exames alterados serão encaminhadas para acompanhamento no Centro de Atenção à Mulher (CAM), que é referência na prevenção ao câncer de colo do útero e de mama.