Confira a programação especial da Semana da Mulher em Valinhos

0
989

A Prefeitura de Valinhos definiu a programação para celebrar a 10ª Semana da Mulher, intitulada Mulheres em Ação. O evento acontece esta semana, sendo  uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 8 de março. Haverá inúmeras atividades, desenvolvidas em alguns locais já estabelecidos.

A definição da programação, feita em conjunto com o gabinete da vice-prefeita, Laís Helena, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e as secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Educação e Saúde, além da Câmara Municipal.

O projeto Ação Saúde abre esta edição da Semana da Mulher, com a realização de exames de Papanicolau e Mamografia, em mais de um dia e em locais e horários diferentes. Para a mamografia é necessário não utilizar creme e desodorante. “As atividades servem para despertar para a importância da data”, reforça a vice-prefeita, Laís Helena.

Haverá também duas palestras, dias 6 e 8. A primeira intitulada Depois, com a palestrante Sandra Botelho, e a outra A Terapia de Reequilíbrio dos Chakras, com Sibele Santafosta – ambas na Sala Ivan Fleury, localizada no Paço Municipal, às 19h30 e às 8 horas, respectivamente.

“A semana permite discutir diferentes nuances do mesmo assunto, contribuindo para o fortalecimento do empoderamento da mulher em vários níveis”, prega a vice-prefeita. No dia 7, às 19 horas, haverá a entrega da Medalha Sarah Kubitscheck na Câmara, homenageando três mulheres: a vice-prefeita, Laís Helena, Maria Aparecida Pallota e Maria Teresa Del Nino Amaral.

A edição tem ainda no dia 9, às 8h15, a apresentação do documentário Quem matou Eloá, que dará origem a um debate, partindo da morte da adolescente Eloá pelo namorado Lindemberg Fernandes Alves, em 2008, em Santo André. A Sessão Cinema, com o filme A que Horas Ela Volta, dará sequência a uma roda de conversa, a partir das 18h30, no dia 10. Ambos filmes serão exibidos na Sala Ivan Fleury.

O encerramento, no dia 11, a partir das 8h30, no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna da Silva, terá uma série de atividades: café da manhã, alongamento, caminhada, zumba e Ação Saúde, com aferição de Pressão Arterial (PA) e dosagem de glicemia, e Avaliação Física.

“Convidamos toda a população, principalmente a mulher, para participar desta edição, visando sua conscientização”, finaliza Laís Helena.

 

            Programação:

Dias    Horário          Evento                                                                      Local

7          7h30 e 12h30  Ação Saúde – Exame de Papanicolau                       CAM

7          19h                  Medalha Sarah Kubitscheck                                      Câmara

8          13h                  Ação Saúde – Exame de Papanicolau                       CAM

8          8h                    Palestra A terapia de reequilíbrio dos chakras           Sala Ivan Fleury

9          13h                  Ação Saúde – Exame de Papanicolau                        CAM

9          8h15                Documentário Quem matou Eloá (Debate)               Sala Ivan Fleury

10        7h30 e 13h30  Ação Saúde – Exame de Papanicolau                       CAM

10        18h30              Sessão Cinema A que horas ela volta                        Sala Ivan Fleury

11        8h30                Encerramento                                                            CLT Ayrton Senna da Silva

11        8h                    Ação Saúde – Mamografia                                       CEV (Centro de Especialidades de Valinhos)