Confira as datas e os locais da campanha de Vacinação contra raiva em Valinhos

0
1014

Serão dois finais de semana de vacinação (10 e 11 e 17 e 18)

em 47 postos espalhados pela cidade. 

A Prefeitura de Valinhos, promoverá a Campanha de Vacinação Contra a Raiva este mês com a previsão de imunizar 20 mil cães e gatos. A atividade será realizada em dois finais de semana, dias 10 e 11 e 17 e 18/9, em 47 postos espalhados pela cidade.

Confira as datas e os locais:

cartazzz

A Prefeitura de Valinhos,, promoverá  Campanha de Vacinação Contra a Raiva este mês com a previsão de imunizar 20 mil cães e gatos. A atividade será realizada em dois finais de semana, dias 10 e 11 e 17 e 18/9, em 47 postos espalhados pela cidade.

Segundo o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mauro Pereira Silva Neto, todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, precisam ser imunizados, mesmo no caso de fêmeas prenhas. Apenas animais que estejam doentes precisam aguardar a melhora do quadro para serem vacinados.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete mamíferos. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. 

As vacinas para imunização dos 16 mil cães e 4 mil gatos no município foram fornecidas pelo Ministério da Saúde. São de dose única (um miligrama por animal, independente do tamanho) e oferece proteção por um ano.

Em caso de proprietários que possuam a partir de cinco animais, poderá ser solicitado agendamento para vacinação na residência pelos telefones 3829-1252 ou 3829-2197.

 

 

Zona rural – Desde o final de julho a vacinação antirrábica para cães e gatos está sendo realizada na zona rural da cidade.  A aplicação da vacina é feita in loco por veterinários, técnicos em veterinária e por agentes sanitários treinados da vigilância em zoonoses município, que visitam sítios e chácaras, orientando proprietários sobre a importância da dose.