Desmatamento na Invernada é para dar segurança aos moradores afirma Prefeitura de Valinhos

0
190

Entre as obras definidas em um pacote para reduzir os efeitos das enchentes na cidade, a Prefeitura de Valinhos  está trabalhando na alça de acesso entre a Rua Onze de Agosto e Avenida Invernada. A Defesa Civil emitiu um laudo, atestando que a área estava repleta de fissuras e oferecia riscos de deslizamento de terra, como já ocorreu em dias de chuva. Isso poderia provocar acidentes com veículos e pedestres. O objetivo da recuperação é de fazer um talude a 45 graus – o bloco estava com uma parte acima de 90 graus – e completar com o paisagismo.

Em decorrência da obra, a Secretaria de Obras e Serviços Público também decidiu fazer uma calçada da Invernada até a Onde de Agosto na altura da empresa Bracalente. Assim, o pedestre não precisará se arriscar, invadido a rua para passar pelo local. O espaço terá 1,5 metro de largura e vai receber uma camada de bica corrida –  conjunto de pedra britada, pedrisco e pó-de-pedra. Este tipo de material apresenta um alto suporte de resistência.

Para fazer a obra, foi necessária a retirada de árvores e arbustos. Por isso, a Secretaria de Obras fará uma compensação ambiental. O Departamento de Parques e Jardins vai avaliar a quantidade e espécies de árvores que serão plantadas. O local escolhido foi o bairro São Bento do Recreio.

“A Prefeitura está consciente da preservação ambiental. Vamos cuidar de uma compensação. Mas também precisamos cuidar da segurança dos moradores da cidade. A área poderia colocar em risco pedestres e motoristas. O barranco estava com fissuras e um nova chuva poderia provocar um deslizamento de terra”, explica Gerson Segato, secretário de Obras.

A expectativa é de obra fique pronta em 10 dias. O talude terá uma inclinação de 45 graus. Depois de pronto, a Prefeitura fará um paisagismo no local. Com isso, será dado um passo a mais no desassoreamento do Córrego da Invernada. Aliás, a terra retirada do local será destinado para o aterramento em uma obra na mesma Avenida Invernada e outra na rua Ângelo Antônio Schiavinato, próximo da Câmara Municipal