Juramento à Bandeira reúne mil jovens em Valinhos

0
804

Cerca de mil rapazes participaram do Juramento Solene de Compromisso com a Pátria Perante a Bandeira do Brasil, na manhã de quinta-feira (27), no Ginásio Municipal de Esportes do Parque da Festa do Figo.

Os jovens que completam 18 anos no decorrer de 2018 se alistaram na 165ª JSM – Junta do Serviço Militar de Valinhos e foram dispensados do serviço militar obrigatório.

O evento deste ano reuniu o maior número de rapazes desde 1979, quando se iniciaram os registros do Juramento à Bandeira em Valinhos.

Após a formação da mesa, que contou com representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Polícia Civil e do Exército, os Guarda-Bandeiras da Guarda Civil Municipal (GCM) conduziram as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Valinhos para o juramento.

“O juramento à bandeira tem uma simbologia muito forte, é o momento em que esses jovens chegam à vida adulta e também representa o resgate do patriotismo, do civismo e da cidadania”, afirmou o prefeito Orestes Previtale, que é também presidente da JSM de Valinhos.

O estudante Pedro Del Bel Pires destacou a importância do evento. “Essa cerimônia serviu pra gente lembrar que faz parte do mesmo país, todos somos brasileiros e temos deveres com o governo, assim como o governo tem com a gente”, disse.

O também estudante Gabriel Mateus Moretti Carneiro apontou o compromisso com o país. “É um comprometimento, uma responsabilidade que a gente assume com o município, com nós mesmos e com o país. Eu acho realmente importante”, destacou.

Ao final da solenidade, os jovens receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação, ficando quites com o Serviço Militar.

“Esse certificado é um dos documentos mais importantes para os homens”, afirmou a secretária da JSM de Valinhos, Norma Fernanda Pontes Borin Garcia. “Ele é necessário para arrumar emprego, tirar passaporte, receber o diploma universitário e hoje também está alinhado com a Polícia Federal”, explicou.