Mandala vira nova febre em grupos de Whatsapp de Valinhos!

0
1387

O sistema que promete “multiplicar” o dinheiro dos participantes, já se tornou popular na América Latina, na Europa e nos EUA, vem ganhando adeptos no Brasil nos últimos dois meses, principalmente nas regiões Sul e Sudeste e agora chegou em nossa cidade. As “mandalas da prosperidade” guardam muitas semelhanças com o das pirâmides financeiras, que são proibidas no Brasil. Os grupos prometem ganho de R$1000,00 reais com investimento de R$ 125,00.

Nos grupos do facebook da cidade, várias pessoas surgiram convidando os Valinhenses a participarem da “proposta”. Para Cris Maebara participante de uma das grupos da cidade, o negócio não tem risco, pois as pessoas que participam são conhecidas e todo mundo pode participar. Seu irmão já foi beneficiado pelo “jogo”.

Segundo especialistas a “Mandala” esbarra na mesma limitação das pirâmides financeiras: para que todo mundo se beneficiasse, sem perdas na base – ou nas bases, no caso das múltiplas pirâmides do “Mandala” – seria necessário que a população da Terra fosse infinita.

O colapso matemático desse tipo de esquema pode ser inevitável, já que para cada pessoa que deve receber o lucro prometido, é preciso conseguir oito novos integrantes dispostas a doar. O crescimento é em projeção geométrica.

Portanto tome cuidado que uma hora a mandala vai quebrar por não ter mais participantes disponíveis e várias pessoas poderão ficar no prejuízo.