Prefeitura de Campinas confirma morte de 3 macacos por febre amarela no distrito de Sousas.

0
1171
Número elevado de mortes de primatas em áreas silvestres alertam para circulação da febre amarela em todo Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, confirmou por meio de nota oficial publicada nesta sexta-feira, 24/03, que exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz atestam que três macacos bugio encontrados mortos na fazenda Santa Lídia, no distrito de Sousas, foram vítimas da febre amarela.
Diante disso, a Prefeitura de Campinas afirma que cerca de mil moradores da área rural de Sousas serão vacinados contra a febre amarela neste final de semana. Agentes da Secretaria de Saúde farão a vacinação casa a casa, a partir da manhã deste sábado, dia 25 de março. Não há casos humanos suspeitos na região de Campinas até o momento.

Macaco da raça Bugio, a mesma dos macacos encontrados mortos no distrito de Souzas.
Esta confirmação somada ao prévio encontro de outros seis macacos com febre amarela na região rural de Amparo (SP) e Monte Alegre do Sul (SP) demonstra a ocorrência do ciclo silvestre da febre amarela na região rural de Campinas. No ciclo silvestre, a transmissão ocorre entre macacos e mosquitos silvestres. O homem só se expõe ao vírus quando entra neste ambiente sem estar previamente vacinado.
No momento, é importante que as pessoas que pretendam visitar a área rural de Sousas e Joaquim Egídio estejam previamente vacinadas contra a febre amarela. Ou então, que façam uso de repelente a cada duas horas.

 

A pessoa que toma a vacina fica protegida após 10 dias e a proteção permanece por 10 anos. Quem já tomou duas doses está protegido por toda a vida e não deve ser revacinado.
Os técnicos da Secretaria de Saúde de Campinas estarão reunidos com a Secretaria de Saúde do Estado na segunda-feira, dia 27 de março, às 13h, para avaliação da necessidade de medidas adicionais.
A vacinação contra a febre amarela hoje em Campinas é feita por agendamento por meio dos telefones 160 e 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.