Prefeitura divulga logotipo e data da Festa do Figo 2017. Confira:

0
1800

A 68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba  será entre os dias 14 a 29 de janeiro de 2017.

A Comissão Organizadora da 68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba, que será entre os dias 14 a 29 de janeiro do próximo ano, no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, já exibe o novo logotipo das festividades, inclusive também estampado nas redes sociais. O design simples retrata o novo, mesclando em cores vibrantes o roxo, o vermelho e o verde.

logomarca_2017

Logotipo oficial

Anualmente, o logotipo sofre reformulações sem perder a essência das festas. A Prefeitura enfatiza, durante o período festivo, a parceria com as entidades assistenciais, além da presença do trabalhador rural, que também contribui para movimentar a vida econômica da cidade, exaltando o figo e a goiaba.

15178315_1261424540598923_768909829684560348_n

Redes sociais também apresentam imagens de capa e do perfil atualizadas

A Comissão Organizadora já movimenta inclusive as redes sociais, atualizando sua capa e perfil no Facebook (www.facebook.com/festadofigo). O logotipo traz ainda a presença dos países que fazem a festa, retratadas nas bandeiras do Brasil, Itália e Japão, assim como sua integração com o Circuito das Frutas.

 A Comissão Organizadora já trabalha nos preparativos da 68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba, que será entre os dias 14 a 29 de janeiro do próximo ano, no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini. O evento será aberto pelo tradicional Desfile de Muladeiros no domingo que antecede a festividade, marcado para dia 8/1/2017, e o passeio ciclístico fará o encerramento.

A constituição da comissão foi feita por meio do Decreto N° 9.326, republicado na Imprensa Oficial, na edição de 27/10/2016, pelo atual prefeito Clayton Machado. Porém, a indicação de nomes para sua composição foi formulada pelo prefeito eleito Orestes Previtale Junior, que assumirá a Prefeitura no 1º dia de janeiro de 2017.

Entre as atrações estão a exposição, venda e leilão de frutas, passeios turísticos (agroturismo e turismo ecológico), shows regionais, Feira de Artesanato e Encontro de Carros Antigos. Haverá ainda atrações itinerantes e culturais, além da presença do Movimento dos Clubes de Mães, com uma farta praça de alimentação, entre outros.

As festas são realizadas tradicionalmente no mês de janeiro e, pela grandiosidade, exige a adoção de medidas e ações com planejamento prévio. São os eventos turísticos mais importantes do município e do Circuito das Frutas e recebem a presença maciça de valinhenses e turistas das diversas regiões do Brasil.

A Comissão Organizadora é presidida por Alci Roberto Previtali (conhecido como Chicão Previtali); o 1° vice-presidente é Sebastião Maria; e a 2° vice-presidência é exercida por Norma Pontes Borin Garcia. A tesouraria está sob a responsabilidade de Willian Evaristo de Oliveira.

História – A Festa do Figo de Valinhos começou ainda no início do século XX, quando chegaram as primeiras mudas de figos da Itália, pelo imigrante italiano Lino Busatto. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial tornando a cidade conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.

Somente em 1939 a festa começou a ganhar destaque com a chegada a Valinhos do dinâmico Monsenhor Bruno Nardini, nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião. Foi ele quem deu início a uma campanha para a construção da nova Matriz de São Sebastião, unindo os chacareiros e a comunidade para a criação de uma pequena quermesse, visando à arrecadação de fundos para a obra e ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos.

Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura. Em 1995, a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade. Atualmente, as duas festas são os principais eventos turístico de Valinhos, reconhecidas em vários Estados brasileiros.

SERVIÇO:

68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba de Valinhos

Período: de 14 a 29 de janeiro de 2017
Entrada gratuita

Horários:

 

Terça a sexta-feira: 18h às 22h

Sábados e domingos: a partir das 9h
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini

Rua Dom João VI, s/nº – Jardim Planalto
Informações: (19) 3871-4850 – 3849-7790
Site www.facebook.com/festadofigo