Reportagem especial: Confira tudo sobre a reforma da Praça Washington Luís.

0
535

Praça Washington Luís passa por reformas e polêmicas!

Se você mora na cidade, com certeza conhece uma das praças mais tradicionais de Valinhos, local que faz parte da nossa memória, quem nunca brincou, namorou ou andou de bicicleta na querida pracinha do centro?

Depois de mistério das autoridades do município e revolta de alguns moradores por conta da extinção do pombal, prefeitura revela que Praça Washington Luís será o primeiro espaço público com conceito inteligente da RMC.

A Washington Luís começou a ser revitalizada pela prefeitura no último mês, para se tornar o primeiro espaço público inteligente da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Segundo a prefeitura a revitalização seguirá o conceito ‘Smart Place’, com projeto arquitetônico que preserva características marcantes da obras e ao mesmo tempo traz modernidade a região Interatividade, acessibilidade e espaço para apresentações são algumas das características do projeto. A fonte luminosa, um dos símbolos da Praça, será integralmente reconstruída, assim como piso e os banheiros que deixarão de ser subterrâneos. Também está prevista a implantação de iluminação inteligente com luz led, colocação de novas lixeiras e bancos, acesso à internet gratuito, espaço para apresentações artísticas e área de alimentação, academia ao ar livre, playground, além de novo projeto paisagístico.

13438889_813776668724591_3049600212582959154_n

                      Planta do projeto de revitalização

A polêmica extinção do pombal

A extinção do Pombal não foi bem recebida por alguns valinhenses que manifestaram suas indignações nas redes sociais. Em nota a Associação de Preservação Histórica de Valinhos revela não concordar com a maneira que a reforma está sendo feita, por se tratar de local com grande apego sentimental dos moradores da cidade.
Em contrapartida a prefeitura alega que por questões de higiene o pombal foi derrubado, pois de acordo com o médico veterinário, Mauro Pereira da Silva Neto, do Centro de Zoonoses da Prefeitura, os pombos parecem aves inofensivas, mas transmitem diversas doenças para os seres humanos. Entre as doenças transmitidas pelos pombos, destacam-se a criptococose, a histoplasmose e a salmonelose, que ocasionam diversos efeitos indesejáveis e podem levar à morte quando não tratadas.

13529146_813776638724594_1513518836439861562_nFesta do Figo na Praça Washington Luiz. Valinhos, SP, cerca 1973.Acervo Haroldo Pazinatto

Polêmicas à parte, nós do Valinhense esperamos que em breve todos os moradores da cidade possam novamente usufruir desse lugar tão querido por todos!