Respondemos 5 dúvidas frequentes sobre a nota fiscal Paulista!

0
1764

5 mitos e verdades sobre a nota fiscal Paulista.

A nota fiscal Paulista é um programa de estimulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo, que tem por objetivo estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra. E desde que foi criada em 2007 tem gerado várias duvidas e especulações. Nós do Valinhense depois pesquisar e também perguntar para alguns profissionais de contabilidade, respondemos algumas das questões mais frequentes.

Confira as respostas :

1- Comprar Bebida alcoólica anula os créditos da nota?

MITO!

As bebidas geralmente não dão nenhum crédito para a quem coloca CPF, mas também não anulam os créditos dos outros produtos que estão na mesma nota.

2- Os produtos que dão maiores retornos na Nota Fiscal Paulista são sapatos, artigos de couro, brinquedos e roupas ?

VERDADE!

Esses produtos têm uma porcentagem maior de cobrança de ICMS, gerando mais créditos para quem coloca o CPF.

3- Se eu colocar CPF na nota a Receita Federal vai saber quanto eu to gastando.

MITO

A Nota Fiscal Paulista é um programa do Governo Estadual de São Paulo para diminuir a sonegação das empresas, e não trabalha com a Receita Federal, que é o órgão que realmente fiscaliza os contribuintes pessoas físicas.

4- Só terá direito a créditos quem já for cadastrado na Nota Fiscal Paulista.

MITO

Não é necessário se cadastrar no programa para gerar créditos. Basta informar o seu CPF ou CNPJ no ato da compra. Porém, para consultar e utilizar os seus créditos, o consumidor deverá gerar uma senha na página da Nota Fiscal Paulista na internet, www.nfp.fazenda.sp.gov.br, fornecendo algumas informações básicas. O procedimento é feito totalmente pela Internet

5- Me cadastrando no programa eu participo de sorteios?

VERDADE!

A cada R$100,00 (cem reais) em notas fiscais registradas na Secretaria da Fazenda, será atribuído ao consumidor um bilhete eletrônico numerado para concorrer a prêmios em dinheiro. Somente participarão dos sorteios os consumidores que tenham se cadastrado no sistema da Nota Fiscal Paulista e que tenham aderido ao Regulamento do sorteio.