Segurados do INSS podem consultar parcela do 13º salário no site da Previdência.

0
671

Desde o dia 17 de novembro, os aposentados, pensionistas e segurados do INSS podem conferir no site da Previdência Social, o valor da parcela do 13º, que será paga para 25,6 milhões de segurados no país a partir do dia 24, para quem recebe o benefício no valor do mínimo (R$ 880). Os depósitos dos benefícios acima do mínimo começam a ser feitos no dia 1º de dezembro.

Para acessar o contracheque, o segurado deve entrar no endereço www.previdencia.gov.br  e clicar no ícone “Extrato de pagamento de benefício”. Logo depois abrirá nova aba, onde é preciso que sejam preenchidos os campos com o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

O Presidente da Associação dos Aposentados de Valinhos – Ovídio Vacari alerta: “O extrato de novembro traz o valor do benefício mensal recebido pelo segurado, a segunda parcela do 13º, além de descontos como o do IR (Imposto de Renda). Como a primeira parcela foi paga sem desconto, agora o INSS aplica o IR sobre o valor total do 13º. Na seção créditos, aparecerá o valor total do benefício, sem descontos, e o valor bruto do 13º, incluindo a primeira e a segunda parcela”.

Como verificar o abono

1. Acesse o site da Previdência

2. Clique em Extrato de pagamentos de benefícios, no quadro Agência Eletrônica: Segurado

3. Informe o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo, o CPF do segurado e digite o código que aparecer ao lado

4. Aparecerá, então, o extrato referente ao mês de novembro

Quem ganha o 13º salário do INSS: Aposentados e pensionistas Trabalhadores que ganharam, neste ano, algum benefício por invalidez, como auxílio-doença e acidente

 Não ganha o 13º quem recebe: Benefícios de amparo previdenciário Auxílio-suplementar por acidente de trabalho Renda mensal vitalícia Pensão mensal vitalícia Amparo assistencial ao idoso e ao deficiente Abono de permanência em serviço Salário-família.

Fonte: Roseli Bernado AR2