Será que vai melhorar? Prefeitura muda regras de uso dos parquímetros!

1
2206

Mudanças na Zona Azul atende pedidos da população; agentes do Trânsito passam a fazer fiscalização

O sistema de parquímetro da cidade vai mudar a partir da próxima segunda-feira (13). As alterações, definidas pela Prefeitura de Valinhos, atendem a reclamações de parte da população da cidade. A taxa de R$ 16 foi extinta.  Os agentes agora terão atenção redobrada para que o bom senso prevaleça no momento de dar o tempo necessário para o pagamento do estacionamento, como também intensificarão a fiscalização, para permitir maior rodízio dos usuários no Centro.

A população terá tempo suficiente para sair de seu carro e ir até o equipamento para registrar o pagamento. As funcionárias da empresa irão apenas monitorar os carros, colocando quanto tempo o veículo está parado sem registro. Os agentes farão a análise e, se estiver fora do aceitável (em torno de cinco minutos),  lavrarão a multa.

A Secretaria de Transporte e Trânsito também participou de reuniões com a Associação Comercial e Industrial de Valinhos (Aciv). Ficou definido que a empresa responsável pelo parquímetro deverá ofertar mais moedas ao comércio do centro da cidade para facilitar o troco no momento do registro no parquímetro.

Mauro Haddad Andrino, secretário de Transporte e Trânsito, disse que está mantendo contatos com a empresa responsável para que o cartão de pré-pago também ofereça a possibilidade da compra de 30 minutos. Hoje, apenas o aplicativo permite tal operação. Na máquina colocada nas ruas, a primeira opção é por uma hora e, só depois, é permitido o fracionamento de 30 em 30 minutos, até um total de duas horas. Após esse período é obrigatória a saída da vaga.

Um estudo mostra que as pessoas utilizam a zona azul de 30 a 45 minutos em média. “Queremos democratizar a oferta de vagas no centro da cidade. Precisamos ajudar a população e os empresários. Então, o rodízio de duas em duas horas ajuda a todos”, ressalta Mauro Haddad Andrino.

Carga e descarga passa a ser regulamentada no centro

Outra importante alteração na área central de Valinhos é a definição de um horário para carga e descarta de produtos, que será das 18 horas até as 10 horas. A Secretaria de Transportes e Trânsito também recebeu o aval dos empresários, por intermédio da Aciv.

Nesse período, as vagas serão destinadas para gestantes e paradas rápidas. “Vamos estabelecer as vagas rápidas. Terão uma fiscalização adequada, mas será um benefício a mais para quem precisa realmente de apenas alguns minutos para resolver as suas questões. O tempo será de 15 minutos”, explica Andrino. O motorista terá que deixar o carro com o pisca alerta ligado nessa situação.

 

  • Duarte Rosa

    E OQUE ESTÃO FAZENDO COM ESSES DINHEIROS????
    03 MESES E NÃO VI NADA DE MUDANÇA EM VALINHOS!!!!!