Tem buraco na sua rua? Prefeitura de Valinhos amplia operação de recuperação de vias

0
736

Segundo informações enviadas por meio de sua assessoria, a Prefeitura de Valinhos contratou uma empresa para ampliar a capacidade de tapar buracos nas ruas e avenidas da cidade, após grande clamor da população por melhorias nas vias municipais. A partir desta segunda-feira (16), uma equipe com cinco homens da Rodomix Engenharia, de São Paulo, já realiza o trabalho, que vai durar 180 dias e se espalhar por diversos bairros do Município.
O valor do contrato é de aproximadamente R$ 300 mil e inclui 332 m3 de massa asfáltica, suficientes para cobrir 6,6 mil metros quadrados de asfalto (são, ao todo, 55 caminhões de massa asfáltica). O contrato inclui ainda a equipe de profissionais e o maquinário para a aplicação: uma máquina manual e um rolo compactador.
A ideia é cobrir buracos de todos os tamanhos e em todos os bairros da cidade. A Rodomix começou o trabalho pelo bairro Parque Portugal e, nesta primeira fase, atenderá ainda os bairros Nova Espírito Santos e Parque dos Cocais.
Já as outras duas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão finalizando os trabalhos nas ruas Albertina de Castro Prado, no Capuava; Rua 3, no Beira Rio; e Antônio José Juliato, no Morro das Pedras.
Os trabalhos da operação tapa-buraco consistem na limpeza do local, aplicação de cola e depois a massa asfáltica quente. Por último ocorre a compactação com rolo.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gerson Luís Segato, o trabalho começa em abril por conta do final do período de chuvas na região. A incidência de chuvas inviabiliza as operações de tapa-buraco. “Estas três frentes devem dar uma boa amenizada no problema de buracos nas vias públicas do Município. A licitação para a contratação da empresa é do ano passado, mas não foi feita porque o governo anterior não deixou dotação orçamentária para operação tapa-buraco”, disse.
Para este ano, segundo o secretário, foi reservada uma verba no valor de R$ 2 milhões e já está em fase de preparação a ata de registro de preço para a contratação de empresa de tapa-buraco. Segundo ele, será um pacote abrangente de operação por toda a cidade, que deve ter início dentro de dois a três meses. “Aí sim vamos conseguir deixar a cidade em ordem”, disse.
Depoimento – O aposentado José Carlos Colombo dos Santos acompanhou o trabalho de tapa-buraco na Rua Abrantes, no Parque Portugal, da varanda da sua casa. “Qualquer melhoria no bairro é bem-vinda”, disse.
A dona de casa Cleide Lobo dos Santos, também moradora do Parque Portugal, disse que, com a limpeza do bairro feita há poucos dias e mais a operação tapa-buraco, a região ganha em qualidade de vida para seus moradores . “Tem que fazer isso mesmo”, disse.