Paris é aqui? Morador de Valinhos expõe réplica da Torre Eiffel no Shopping!

0
1741

Uma réplica da Torre Eiffel está em exposição no Shopping Valinhos até o dia 1º de março. A obra, que tem 4m55 de altura e pesa 93 quilos, foi feita pelo morador de Valinhos Antenor Prezoti. Apaixonado pelo maior símbolo de Paris desde que cursava a escola, na década de 50, ele decidiu colocar a mão na massa e, mesmo sem ser artesão, fazer sua própria torre.

 Foram seis meses de trabalho para montar as 155 peças de MDF de 15mm, que formam a escultura. “Quando eu estudava no Colégio Culto à Ciência, na década de 50, eu tinha um professor que fez essa torre, com 90 centímetros de altura, toda de compensado. Daí, eu peguei uma cópia do projeto e fiz uma igual, que dei para uma sobrinha. Mas acabou quebrando e foi para o lixo”, conta Prezoti.

 Em 2007, ele foi para a França e conheceu a Torre Eiffel de perto. Pegou um projeto mais completo na internet e, anos depois, decidiu refazer a obra, mas cinco vezes maior que a anterior. “Eu aperfeiçoei o projeto. Foram seis meses de trabalho. Concluí no meio de 2016 e fiquei com vontade de expor, afinal, não adianta fazer e deixar guardada. Se a Monalisa (obra de Leonardo Da Vinci) tivesse sido guardada, talvez acabasse indo para o lixo”, brinca, Prezoti, que tem 77 anos.

 A réplica da Torre Eiffel poderá ser conferida no Shopping Valinhos gratuitamente, no 2º piso, em frente à Drogasil