Prefeitura de Valinhos troca 400 conjuntos de iluminação pública

0
99

A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta quarta-feira (10) a substituição de cerca de 400 conjuntos de iluminação pública em ruas e avenidas da cidade. A troca dos equipamentos é uma ação de modernização de todo o sistema, vai garantir mais segurança para motoristas e pedestres que circulam pela cidade e maior economia no consumo de energia elétrica.

O serviço de troca dos 400 conjuntos deve ser concluído até o final de maio. A programação inclui os bairros Vila Nova Era, Vila Embaré, Vila São Joaquim, Jardim Paiquerê e Chácara São Bento. A substituição vai reduzir custos, com a implementação de medidas de diminuição do consumo de energia. A iluminação de vapor será substituída por LED, mais econômica. O investimento previsto é de R$ 456.134,26.

“O objetivo é fazermos gradativamente a substituição de todos os pontos com conjuntos de vapor da cidade, que são de mercúrio, sódio e metálica, gastam mais e são menos eficientes. É uma tecnologia antiga que precisa ser modernizada”, disse o diretor de Iluminação pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, José Benedito Pelatieri.

A intensidade das lâmpadas, que hoje são amarelas, também será maior, com mais eficiência na iluminação. As novas lâmpadas são brancas, trazendo melhor visualização para motoristas e pedestres, com uma reprodução de 100% das cores.

“A troca trará benefícios para todos os que circulam pelos espaços públicos. Melhorar a eficiência nesses pontos de iluminação é de extrema importância, já que isso garante muito mais segurança, inibindo ação de criminosos. Temos viabilizado estudos para melhorar a segurança dos mordores e a Iluminação pública tem papel essencial para que todos possam transitar com mais tranquilidade”, afirmou o diretor.

Pelatieri explicou que as previsões de início das obras poderão ser ajustadas conformes as variações climáticas.

Novas instalações
Na semana passada, a Prefeitura finalizou a instalação de novos pontos de iluminação pública em seis ruas de Valinhos. A empresa Citeluz Serviços e Iluminações Urbanas S.A. concluiu os trabalhos no bairro Country Club. As obras foram iniciadas em janeiro e incluíram Vale Verde, Vila Itália, Macuco, Lenheiro, Parque Terranova e Country Club. Ao todo, 23 novos pontos receberam iluminação.
Cronograma da troca de conjuntos de iluminação pública

10/4 – Avenida João Bissoto Filho
22/4 – Avenida Onze de Agosto
09/5 – Rua Vital Brasil
10/5 – Rua Domingos Tordin
14/5 – Rua Luís Bissoto
21/5 – Rua Paiquerê
28/5 – Rua Luiz Carlos Brunello

Fonte: http://www.valinhos.sp.gov.br