Prefeitura e DAEV inauguram reservatório de água no Morumbi

0
50

A Prefeitura de Valinhos e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) inauguraram na manhã desta sexta-feira (16) o reservatório metálico do Morumbi, com capacidade para 900 mil litros de água tratada, que vai atender cerca de 10 mil pessoas da reigião. A obra integra um pacote de investimentos de R$ 40 milhões que estão sendo realizados pelo DAEV na Administração Municipal do prefeito Orestes Previtale.

A inauguração contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. O prefeito Orestes destacou a importância do saneamento para o desenvolvimetno da cidade. “Investir em saneamento é garantir desenvolvimento. Nenhuma cidade pode se desenvoler adequadamente se ficar refém dos eventos climáticos, se não tiver água na torneira do cidadão. Na nossa Administração, Valinhos está dando grandes passos para garantir segurança hídrica em toda a cidade e, claro, desenvolvimento econômico e humano”, afirmou.

Previtale também parabenizou o presidente do DAEV, Pedro Medeiros, e toda a equipe pela série de realizações ao longo dos últimos dois anos. “Muito já foi dito da importância do trabalho de vocês, da equipe do DAEV. São vocês que estão realizando. Nós estamos na condução e vocês na operação. Meus parabéns a cada um de vocês, funcionários públicos e servidores do DAEV, que de alguma forma colaboraram para mais essa realização do município”, finalizou o chefe do Executivo.

Medeiros reforçou a importância do reservatório. “É o sexto reservatório inaugurado em nossa gestão e faz parte de um grande projeto do DAEV, que tem como meta aumentar a capacidade de reservação da cidade em 62% até o final de 2020. Estamos investindo para garantir cada vez mais segurança hídrica para a população de Valinhos”, afirmou.

Pedro Medeiros reforçou que os investimentos de R$ 40 milhões em saneamento básico até o fim de 2020 são históricos. “Esse é um anúncio inédito. Nunca houve investimentos dessa magnitude antes. Nosso trabalho não vai parar de jeito nenhum. Ainda temos muito mais para fazer. Estamos desassoreando a Lagoa do Cambara, já desassoreamos o CLT, estamos investindo em tecnologia e já conseguimos reduzir pas perdas de água tratada para menos de 30%. O DAEV tem uma gestão eficiente devido a essa equipe maravilhosa que nós temos”, disse.

O presidente da autarquia agradeceu ao prefeito, à população e a toda a equipe do DAEV. “Sou muito grato a nossa equipe, sou muito grato ao prefeito, muito grato à população, que entende que o saneamento básico não é brincadeira, não é luta política. Quando a gente prejudica o saneamento, estamos prejudicando a saúde pública, prejudicando o abastecimento da cidade. Então vamos ser sérios e nos informar antes de adotar medidas que podem prejudicar toda a cidade”, alegou.

A vice-prefeita, Laís Helena, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó, participaram da inauguração e fizeram questão de parabenizar a Adminidração Municipal e toda a equipe do DAEV pelo excelente trabalho desenvolvido.

Investimentos

Entre outros investimentos já realizados pelo DAEV desde o início de 2017 estão a construção e a ativação de novos reservatórios nas regiões do São Marcos, Dois Córregos, Chácaras Silvania, América II, Estação de Tratamento de Água (ETA II). Dentro da meta de aumentar a capacidade de reservação, também serão inaugurados até o final de 2020, novos reservatórios na ETA II, Jardim Imperial, Santo Antônio, São Bento, Morada do Sol e região das indústrias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Valinhos