Quanto os vereadores estão custando para o valinhense?

0
57

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Valinhos voltaram do recesso nesta semana. E, com o retorno das atividades legislativas, vem novamente a pergunta (que nunca vai calar): quanto os 17 vereadores custam para os contribuintes valinhenses?
R$ 16.659.446,85. Este é o valor contabilizado da despesa líquida com pessoal e custeio, que não conta gastos de capital. Os dados são referentes a 2019 e divulgados pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). O montante é quase 5 milhões a mais que o da vizinha Itatiba, que tem o mesmo número de vereadores: 17.

17 parlamentares valem quanto custam?
A quantidade de vereadores de uma cidade está sim relacionada à importância de se ter uma representação política mais ampla. No entanto, depois de eleitos, esta questão se perde quando esta representação não representa mais o povo.
Ainda segundo o TCE, per capita, cada nobre parlamentar de Valinhos custou R$ 131 aos cofres públicos municipais. O valor é 36% a mais do que a média do custo por vereador no estado de São Paulo.
Em uma cidade cujo orçamento há anos está comprometido com grandes dívidas causadas por más administrações anteriores, uma revisão dos gastos legislativos não deveria estar em pauta? Cabe ao valinhense cobrar!

Foto: www.facebook.com/camara.devalinhos