Sarampo explode e Campinas já registra 19 casos da doença

0
174
Reprodução

O número de casos de sarampo em Campinas aumentou cinco vezes em menos de um mês. O primeiro surto foi confirmado no dia 21 de julho e nesta terça-feira, dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou os novos dados. O número de casos saltou para 19.

A maioria está relacionada a crianças pequenas com menos 1 ano de idade. Do total de registros 11 estão nesta faixa etária. Outros seis casos são em crianças de 1 a 4 anos e dois são em adultos entre 20 e 34 anos de idade.

De acordo com Andrea Von Zuben, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, o Devisa, o sarampo, que começou com um surto em uma creche, agora está espalhado por todas as regiões da cidade.

No estado de são paulo já foram confirmados 1662 casos de sarampo em 74 municípios. O número representa 98% dos casos registrados em todo o país. Diante da situação o Ministério da Saúde decidiu ampliar a bebês acima de seis meses e menos de um ano completo. Essa medida já havia sido adotada em Campinas, no último dia 08.

De acordo com a diretora do DEVISA, Andrea Von Zuben, também está sendo reforçada a orientação para que todas as pessoas mantenham o esquema vacinal indicado. Pessoas até 29 anos deve ter tomado duas doses da vacina. Dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de uma dose.

É importante que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal.

A Prefeitura de Valinhos informa que não há caso de sarampo confirmado no município, e informa ainda que está acompanhando de forma atenta, e com preocupação, o desenrolar do surto de sarampo no Estado de São Paulo. O Município tem feito tudo que está previsto nos protocolos da área de Saúde para enfrentar a situação.

Fonte: CBN