Saúde confirma mais uma morte e 55 novos casos de covid-19

0
337

A Secretaria da Saúde confirmou nesta terça-feira (22) em Valinhos mais uma morte e 55 novos casos de covid-19. Com isso, a cidade tem agora 4.493 casos positivos e 190 óbitos causados pelo coronavírus.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 62,1% nos dois hospitais (Galileo e Santa Casa).
A taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pela Santa Casa é de 88,2% nesta terça-feira, o que mostra a manutenção da tendência de agravamento do cenário da pandemia na cidade.
Durante o pico da pandemia, a Santa Casa já chegou a receber 34 pacientes em sua UTI, que é sua capacidade máxima. A quantidade tinha sido reduzida devido à queda do número de casos. Vale ressaltar que naquele período o hospital tinha paralisado a realização de cirurgias eletivas, e que hoje essas cirurgias estão sendo realizadas.
O município foi classificado pelo Governo do Estado entre os 62 locais em estado de alerta para a covid-19 em São Paulo.
No final de novembro, Valinhos regrediu da Fase Verde para a Fase Amarela do Plano São Paulo. Com isso, as atividades de comércio e serviços voltaram a ter restrições, como redução da capacidade de receber clientes, limite máximo de 10 horas de abertura por dia e fechamento dos estabelecimentos até 22h. Os eventos com as pessoas em pé também voltaram a ser suspensos.
O óbito desta terça-feira é de um homem de 72 anos com histórico de diabetes e doença cardiovascular. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 01 de dezembro e morreu no dia 15 de dezembro. Ele morava em Valinhos.
Dos 190 casos de óbitos pela covid-19 confirmados na cidade, 121 eram moradores de Valinhos e 69 viviam em outros municípios.
Dos 55 novos casos confirmados de covid-19 nesta terça-feira, 43 são moradores de Valinhos e 12 moram em outros municípios. No total, dos 4.493 casos já confirmados da doença, 3.122 são de moradores de Valinhos e 1.371 informaram que residem fora da cidade.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado). A divulgação dos dados, no entanto, discrimina quem são moradores e não moradores.
Os casos suspeitos subiram para 362 no município nesta terça-feira. O número de mortes em investigação subiu para cinco. Há ainda 5.032 casos descartados.
Curados
A taxa de recuperação dos pacientes com resultado positivo para covid-19 em Valinhos se manteve em 95,2% nesta terça-feira. Das 4.493 pessoas que foram confirmadas com a doença desde o início da pandemia na cidade, 4.280 se recuperaram.

Fonte: Prefeitura de Valinhos